GESTÃO DA PRODUÇÃO


Os sistemas de produção são configurados de acordo com a dimensão do produto final, com a padronização do processo de fabricação e com o volume a ser produzido. Dentre os tipos de sistemas de produção mais comuns, está a produção contínua. São exemplos de empresas que realizam esse tipo de sistema produtivo:


as fábricas de aviões. 


as fábricas de móveis. 


as indústrias químicas e as usinas de açúcar.


as construtoras de edifícios. 


as fábricas de navios. 

O desenvolvimento de novos produtos e serviços envolve pesquisa, criação, adaptação, melhoria e aprimoramento com intuito de criar produtos e serviços diferenciados, com valores que o cliente esteja de fato disposto a pagar por eles. De uma forma geral, o lançamento de um novo produto/serviço pode percorrer sete fases sequenciais, a saber:

I – Novas ideias;

II – Estudo de viabilidade;

III – Projeto do novo produto;

IV – Protótipo;

V – Lote piloto;

VI – Modificações no projeto;

VII – Produção de lançamento.

Posto isto, analise as cinco alternativas a seguir e marque a alternativa que traz erroneamente a ação principal de uma das fases citadas acima.


Projeto do novo produto: verificação da viabilidade e aceitação das novas ideias e conceitos.


Lote piloto: produção de uma certa quantidade do produto/serviço para testar e validar a produção.


Novas ideias: surgimento de novas ideias e conceitos sobre o produto ou serviço.


Produção de lançamento: inicia-se a produção do item para o lançamento no mercado alvo.


Protótipo: criação e teste do produto/serviço na forma de protótipo para testes.

Um fabricante de componentes metálicos para a indústria automobilística coletou uma amostra de 50 eixos do seu processo final de usinagem com intuito de criar um histograma do controle do diâmetro dos mesmos. As fórmulas seguem abaixo, juntamente com a tabela que traz as medidas obtidas dos diâmetros dos eixos (em mm), para que você construa uma tabela com as classes, os limites e a frequência, e por fim um histograma.

Fórmulas:

R = maior valor – menor valor

H = R/k

MathML (base64):PG1hdGg+CiAgICA8bXJvdz4KICAgICAgICA8bWk+az08L21pPgogICAgICAgIDxtc3FydD4KICAgICAgICAgICAgPG1yb3c+CiAgICAgICAgICAgICAgICA8bWk+bjwvbWk+CiAgICAgICAgICAgIDwvbXJvdz4KICAgICAgICA8L21zcXJ0PgogICAgPC9tcm93Pgo8L21hdGg+

LS = LI + H

Assinale a alternativa que traz corretamente o valor do R.


2,3


1,4


1,2


1,7


2,1

Durante um período de seis meses, a produção de filme de Polietileno foi acompanhada, anotando-se os defeitos encontrados (Folha de Verificação abaixo).  Priorize os defeitos a serem tratados, faça os cálculos que julgar necessário e construa o Diagrama de Pareto.

Assinale a alternativa que traz corretamente o percentual acumulado no defeito espessura maior.


81%


77%


94%


87%


89%

Mudar é preciso. Vivemos em constante mudança, e quem não muda fica para traz. A Gestão da Produção tem basicamente três estratégias para mudar, a saber:

I – Reengenharia de Processos: é a reformulação radical do processo com o intuito de melhorar drasticamente o desempenho em termos de custo, qualidade, agilidade e serviço. Ela reinventa o processo, não melhora paulatinamente. Ela é como se fosse um remédio amargo para curar de uma vez a doença.

II – Melhoria de Processos: é a reformulação gradual, não radical, do processo como um todo, onde tem-se como lema a melhoria contínua (kaizen), iniciando pelos gargalos, e assim balanceando as capacidades e eliminando os desperdícios existentes.

III – Análise de Processos: se inicia com o entendimento do processo como um todo e nas partes, passa-se posteriormente ao mapeamento do processo, a documentação do mesmo em fluxogramas, e só então se inicia a análise dos defeitos e falhas para elaboração de um diagnóstico.

Com base no exposto, faça uma pesquisa no livro indicado e em outros livros disponíveis na sua biblioteca virtual afim de assinalar corretamente a alternativa que define o que é gargalo.


Nenhuma das alternativas


Gargalo é tudo que restringe o fluxo produtivo, causando desbalanceamento e desnivelamento das capacidades produtivas


Gargalo é uma ferramenta de mapeamento do fluxo do processo produtivo do lean manufacturing


Gargalo é a etapa do processo de maior capacidade produtiva instalada


Gargalo é a fase do processo onde se concentra o maior número de funcionários

Um gestor de produção foi incumbido de encontrar a taxa de falhas de 12 equipamentos de sua empresa. Ele decidiu começar pela máquina que mais parava, que mais gerava reclamações e mais trazia prejuízos a empresa, a máquina M5. Ele acompanhou um mês a M5, e descobriu que neste período a M5 teve 19 falhas, em 180 horas trabalhadas.

Assinale a seguir a alternativa que traz a taxa de falhas da M5:


0,0667


0,1055


0,0105


0,0151


0,1510

O PCP tem como objetivo principal a utilização eficiente dos meios de produção, através dos quais se atingem objetivos planejados, nos prazos determinados. Para que o gestor faça PCP, algumas indagações são necessárias, dentre elas:

I - o que produzir?

II - quanto produzir?

III - como produzir?

IV - quando produzir?

Dos itens apresentados, são corretos:


apenas I, II, III. 


I, II, III, IV. 


apenas I, II. 


apenas I, IV. 


apenas I, II, IV. 

A criatividade é o motor da inovação. Não há como inovar sem usar a criatividade e seus mecanismos. O processo criativo pode ser separado em quatro etapas, a saber:

I – Preparação: diz respeito a delimitação do problema e a “tempestade” de possíveis soluções para resolvê-lo;

II – Incubação: é uma fase de geração de ideias inconscientemente, de devaneios, de liberdade da criatividade, e não de respostas elaboradas ou prontas;

III – Inspiração: é aquela ideia repentina, inesperada, inusitada, e é a base para solução de determinado problema;

IV – Validação: é a hora de avaliar a viabilidade prática da ideia gerada, mas não se frustre pois a maioria das ideias não são aprovadas nesta fase.

Com base no exposto e nos livros estudados, analise o texto acima e responda: é correto o que se afirma em:


II, IV


I, III, IV


I, IV


I, II, III, IV


II, III, IV

Takt time é o tempo médio de saída entre duas unidades de uma dada linha, ou o ritmo de produção de uma peça para atender à demanda. O takt time é calculado dividindo o tempo de trabalho disponível pela demanda do mercado.

Um gestor foi contratado para gerir a planta fabril de uma fabricante de panelas e utensílios domésticos de alumínio. O diretor o encarregou primeiramente de desenvolver e implantar o programa Lean Manufacturing na empresa. Por isso, o novo gestor decidiu calcular o takt time do processo de panelas de pressão. Ele observou que a empresa trabalha 480 minutos/dia, e para os 20 dias úteis do mês ele tem uma demanda média de 19200 peças.

Analise a situação-problema e assinale a alternativa que traz corretamente o takt time (tempo takt, TT) deste processo em questão.


60 segundos


1,5 segundos


15 segundos


30 segundos


5 segundos

Questão do ENADE 2019

O Just in Time (JIT), um dos pilares do Sistema Toyota de Produção, baseia-se no princípio do abastecimento de produtos e matérias-primas nas quantidades solicitadas e nos momentos adequados, ou seja, nada deve ser produzido, comprado ou transportado sem que seja necessário.

Um importante subsistema do JIT é o Kanban. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I – O Kanban foi criado para controlar o nível de inventário, a produção e o fornecimento de componentes e, em alguns casos, de matéria-prima.

II – O Kanban apresenta resultados positivos quando aplicado em situações nas quais os estoques das estações de trabalho estão desbalanceados.

III – O e-Kanban é definido como uma variação do Kanban tradicional, em que os cartões são substituídos por sinais eletrônicos.

IV – O sistema Kanban funciona com sistemas produtivos puxados, ou seja, sistemas cuja ordem de produção depende do cliente, interno ou externo.

É correto apenas o que se afirma em:


I e II.


I, III e IV.


I, II e III.


II e IV.


III e IV.